segunda-feira

O enxoval do bebê



Duas regras são básicas para montar o guarda-roupa do recém-nascido. A primeira você deve ter ouvido milhares de vezes, mas não custa nada relembrá-la: não deixe para resolver essa pendência nas últimas semanas de gravidez. Você vai estar cansada e sobrecarregada com outras tarefas. Por isso, monte o enxoval assim que for possível. A outra recomendação é não estocar muitas roupas. O ideal é de início adquirir apenas algumas peças nos tamanhos recém-nascido e pequeno. A partir daí, você só precisa renovar a coleção de acordo com o crescimento da criança e a estação do ano.

Para o bebê

6 conjuntos de pagão
6 macacões compridos

6 macacões curtos

2 casaquinhos de lã

3 mantas de lã ou linha

4 camisetas
2 dúzias de fraldas de pano

6 pares de meia

2 toucas
4
pares de sapatinhos

6 babadores


Para o berço

4 jogos de lençóis

2 lençóis avulsos

4 fronhas

2 cobertores

1 endredom

1 protetor de colchão

1 par de protetores de berço


Para o banho

3 toalhas com capuz

3 toalhas sem capuz

3 toalhas de fralda


Para a higiene

Fraldas descartáveis
Sabonete neutro

Xampu neutro

Saboneteira

Lenços umedecidos

Pote com tampa para guarda algodão
Hastes flexíveis de algodão

Lenços de papel

Para o carrinho

3 jogos de lençóis

imagem: iroma baby

Receitas para grávidas

Confira três sugestões que irão enriquecer a dieta da mãe e garantir a saúde do bebê que está por vir.

Por Paula Desgualdo

Carnes, peixes, frutas, cereais, leguminosas, laticínios, hortaliças... Já reparou que não pode faltar nada no prato da gestante? Está certo que o desenvolvimento do bebê depende de uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes, mas nenhuma grávida precisa mandar goela abaixo um portentoso prato de espinafre para garantir a saúde da criança que está a caminho. Consumir esse vegetal numa torta de massa fillo com ricota parece muito mais saboroso, não é? Além disso, fornece a quantidade de vitaminas e minerais necessária à saúde da mãe e do rebento.

Essa é uma das sugestões que estão no livro Receitas para Grávidas – 50 Receitas Deliciosas Especialmente Selecionadas, com Todos os Nutrientes de que a Mulher Precisa em Cada Fase da Gravidez (ed. Idéia & Ação, 184 págs., R$ 42), do ginecologista e obstetra paulistano Flávio Garcia de Oliveira (leia entrevista). Além de dicas sobre como se alimentar no trabalho e o que fazer para administrar o mal-estar matinal, há opções de menu sob medida – inclusive vegetarianas – para uma dieta balanceada.

Clique aqui para ver três receitas do livro, executadas pelo chef Cacá Mesquita, de São Paulo.

Veja também:
Torta de massa fillo com espinafre e ricota
Macarrão com frango e molho de castanha de caju
Frozen de iogurte com framboesa
Nutrição na gravidez


Fonte:Bebê.com.br

domingo

5 Maneiras de Acalmar a Ansiedade da Grávida

Seguem algumas dicas úteis para lhe ajudar com sua ansiedade:

1) Converse com outros futuros pai e quem seus amigos e parentes já tiveram filhos recentemente. Muitos deles querem partilhar seus sentimentos e experiências. E, justamente por isso, começam cedo a freqüentar o curso de treinamento para gestantes.

2) Tente encontrar um curso pré-natal que dê alta prioridade aos debates e ao apoio aos futuros pais. Você não precisa saber tudo, tão pouco tenha receio de fazer perguntas - é para isso que o curso existe.

3) Leia tudo o que puder sobre gravidez (o próprio site da Zazou tenta trazer várias dicas úteis). Quanto mais informada, melhor será seu controle sobre a situação e menor a preocupação.

4) Vá ao médico. Converse bastante com ele. Pergunte mesmo. Se você tem sintomas que a preocupam, não adie uma ida por medo de que realmente haja algo de errado. Certamente, não será nada, mas é melhor dar uma trégua à sua mente.

5) Lembre-se de que, apesar de hoje haver mais consciência dos problemas potenciais, nunca houve melhor época para se ter um bebê. A Medicina e a sociedade não eliminaram todos os problemas, mas as perspectivas são excelentes para mulheres saudáveis que tenham uma boa assistência pré-natal.