segunda-feira

Tudo o que a gestante pode fazer em casa e no emprego

Gravidez, normalmente, é um período saudável da vida da mulher. Mas há restrições que não podem ser esquecidas. Principalmente, quando o assunto é trabalho. Seja o doméstico ou o fora de casa, o importante é não exagerar, respeitar as limitações e, acima de tudo, seguir direitinho os conselhos do seu médico. Para facilitar a vida das gestantes, o obstetra Pedro Octavio de Britto Pereira, da Casa de Saúde São José, responde às perguntas mais recorrentes em relação ao que a grávida pode ou não na hora de pegar no pesado.

Em casa

Há restrições para a gestante nas atividades domésticas, já que em algumas tarefas ela tem que se abaixar, pegar peso, subir, descer etc?

As restrições a atividades físicas em geral - e aqui não se excluem as atividades domésticas - são impostas principalmente pelo risco da gravidez. Em mulheres saudáveis cujas gestações estão evoluindo sem complicações (gestantes de baixo risco), as tarefas normais do cuidado de uma casa só precisam ser restritas nos últimos meses da gravidez, principalmente aquelas que exigem grandes esforços, como faxinas, pegar peso, abaixar, subir e descer escadas. Em relação às gestantes que apresentam doenças anteriores à gravidez ou cujas gestações tenham quaisquer complicações (gestações de alto risco), todas essas atividades deverão ser evitadas, pois nesses casos, muitas vezes, o repouso torna-se necessário.

Até que mês ela pode varrer, limpar, arrumar a casa?

Se a gestação é normal (baixo risco), atividades como varrer, limpar e arrumar a casa podem ser feitas até o final da gravidez, evitando-se apenas aquelas que requerem grandes esforços.

As que precisam lavar a roupa no tanque podem fazê-lo até quando?

Essa limitação será imposta pela própria gravidez, ou seja, desde que a gestante não se sinta demasiadamente cansada, esteja bem ao executar essa tarefa, ela ficará liberada. Deve apenas cuidar para dividir de forma racional as roupas a serem lavadas. Por exemplo: é melhor lavar poucas roupas diariamente do que deixar todas para serem lavadas num único dia da semana.

Limpar as vidraças só por dentro? Pode usar a escada? Até que mês?

Não deve usar escadas nunca, pois as quedas podem complicar a gravidez.

Arrumar armários, com gavetas e prateleiras muitas vezes pesadas e/ou altas, pode ser feito até que mês?

Aqui, o problema maior, outra vez, está ligado ao uso de cadeiras, escadas, enfim, aos riscos de quedas. Como a gestante, por causa do tamanho da barriga, tem o seu equilíbrio alterado é contra-indicado arrumar locais que necessitem que ela esteja acima do chão.

Ela deve evitar que tipo de produtos de limpeza? Usar luvas? Máscara?

Os produtos de limpeza serão os mesmos autorizados a serem usados por mulheres não grávidas, os cuidados como uso de luvas ou máscaras são os mesmos que fora da gravidez. Devem ser evitados aqueles que provoquem na gestante reações alérgicas.

Pode cozinhar normalmente? Há restrições em chegar perto do fogão durante a gravidez?

Pode cozinhar normalmente, desde que ela se sinta bem para fazê-lo.

Existe alguma tarefa doméstica que é totalmente vetada para a grávida? Em que momento da gestação?

Apenas aquelas que exigem grandes esforços principalmente no final da gravidez.

A que horas é interessante dar uma parada para descanso? Depois do almoço? Ela pode deitar-se e colocar as pernas para cima?

O ideal é que toda gestante possa ter períodos de repouso, de preferência deitadas de lado (a perna para cima é desnecessário). Na segunda metade da gravidez, por períodos de cerca de uma hora entre o café da manhã e o almoço, e entre o almoço e o jantar.

Qual a melhor roupa e o calçado indicado para fazer os trabalhos domésticos?

A melhor roupa é aquela que não aperta e que não provoca aumento do calor, sensação que a grávida já tem normalmente. O calçado deve ser aquele que ofereça segurança (não escorregue) e que seja confortável - nunca apertado -, pois a gravidez normalmente provoca edemas nos pés.

No emprego

Até quando ela pode ir para o trabalho de ônibus?

Desde que sempre sentada, até ela parar de trabalhar. Por lei, um mês antes do parto.

E dirigir? Pode fazê-lo até o final da gestação?

O risco de dirigir está ligado à presença do volante do carro quando num acidente. Pois o risco de um traumatismo direto no ventre é grande nessa situação. Desde que a grávida dirija sempre devagar e com cuidado, ela pode dirigir até se sentir bem para isso, pois o risco é maior se ela for carona de um imprudente.

Para ir ao trabalho, a gestante deve optar sempre pelas roupas de tamanhos grandes, sem marcar o corpo?

Sim, as roupas deverão sem sempre confortáveis e frescas, de acordo com o nosso clima.

Que tipo de salto de sandália/sapato é melhor para ir trabalhar?

De preferência calçados sem saltos e que sejam confortáveis e seguros.

A meia elástica ainda é indicada? A partir de que mês?

A meia elástica é indicada a gestantes que tenham varizes de membros inferiores ou que comecem a apresentá-las no curso da gravidez. Isso geralmente ocorre após o quinto, sexto mês de gestação.

Quais as atividades, no trabalho, que ela deve evitar (abaixar, pegar peso, subir escadas, ficar sentada o tempo todo, ficar de pé o tempo todo)?

Todas essas mencionadas, desde que seja possível. A gestante que trabalha sentada deve, algumas vezes, levantar e caminhar, pois dessa forma evita a estase venosa. Aquela que trabalha de pé deve algumas vezes sentar-se, pois assim previne as varizes.

No trabalho, quando ela sentir as pernas cansadas, pesadas, o que fazer?

Se possível, deitar-se de lado, pois é a melhor posição para diminuir o edema dos membros inferiores. Essas mulheres às vezes se beneficiam também do uso das meias elásticas para essa finalidade.

As que lidam com computador, devem levantar-se de vez em quando? Como evitar dor de cabeça ou nas costas, pelo longo período em frente ao computador?

Inicialmente, é fundamental ela adotar uma postura correta na frente da tela do computador (algumas empresas fazem esse tipo de treinamento). Além disso, deve interromper o trabalho algumas vezes, caminhar e sentar em poltronas mais confortáveis para descansar.

Levar lanchinos (bicoitos de água e sal, barrinhas de cereais, frutas) para o trabalho é interessante para evitar a azia antes e depois do almoço?

É fundamental. Não só para isso, mas a grávida deve fazer sempre várias pequenas refeições por dia: café da manhã , lanche por volta das 10h, almoço, lanche por volta das 17h, jantar. Dessa forma, ela estará sempre alimentada, não faz hipoglicemias e não come exageradamente nas grandes refeições.

Quantas horas a gestante, em final de gravidez, deve trabalhar?

Isso depende muito do tipo de trabalho, mas, em regra geral, aquele número de horas em que ela se sinta bem.

Globo