segunda-feira

Tudo o que a gestante pode fazer em casa e no emprego

Gravidez, normalmente, é um período saudável da vida da mulher. Mas há restrições que não podem ser esquecidas. Principalmente, quando o assunto é trabalho. Seja o doméstico ou o fora de casa, o importante é não exagerar, respeitar as limitações e, acima de tudo, seguir direitinho os conselhos do seu médico. Para facilitar a vida das gestantes, o obstetra Pedro Octavio de Britto Pereira, da Casa de Saúde São José, responde às perguntas mais recorrentes em relação ao que a grávida pode ou não na hora de pegar no pesado.

Em casa

Há restrições para a gestante nas atividades domésticas, já que em algumas tarefas ela tem que se abaixar, pegar peso, subir, descer etc?

As restrições a atividades físicas em geral - e aqui não se excluem as atividades domésticas - são impostas principalmente pelo risco da gravidez. Em mulheres saudáveis cujas gestações estão evoluindo sem complicações (gestantes de baixo risco), as tarefas normais do cuidado de uma casa só precisam ser restritas nos últimos meses da gravidez, principalmente aquelas que exigem grandes esforços, como faxinas, pegar peso, abaixar, subir e descer escadas. Em relação às gestantes que apresentam doenças anteriores à gravidez ou cujas gestações tenham quaisquer complicações (gestações de alto risco), todas essas atividades deverão ser evitadas, pois nesses casos, muitas vezes, o repouso torna-se necessário.

Até que mês ela pode varrer, limpar, arrumar a casa?

Se a gestação é normal (baixo risco), atividades como varrer, limpar e arrumar a casa podem ser feitas até o final da gravidez, evitando-se apenas aquelas que requerem grandes esforços.

As que precisam lavar a roupa no tanque podem fazê-lo até quando?

Essa limitação será imposta pela própria gravidez, ou seja, desde que a gestante não se sinta demasiadamente cansada, esteja bem ao executar essa tarefa, ela ficará liberada. Deve apenas cuidar para dividir de forma racional as roupas a serem lavadas. Por exemplo: é melhor lavar poucas roupas diariamente do que deixar todas para serem lavadas num único dia da semana.

Limpar as vidraças só por dentro? Pode usar a escada? Até que mês?

Não deve usar escadas nunca, pois as quedas podem complicar a gravidez.

Arrumar armários, com gavetas e prateleiras muitas vezes pesadas e/ou altas, pode ser feito até que mês?

Aqui, o problema maior, outra vez, está ligado ao uso de cadeiras, escadas, enfim, aos riscos de quedas. Como a gestante, por causa do tamanho da barriga, tem o seu equilíbrio alterado é contra-indicado arrumar locais que necessitem que ela esteja acima do chão.

Ela deve evitar que tipo de produtos de limpeza? Usar luvas? Máscara?

Os produtos de limpeza serão os mesmos autorizados a serem usados por mulheres não grávidas, os cuidados como uso de luvas ou máscaras são os mesmos que fora da gravidez. Devem ser evitados aqueles que provoquem na gestante reações alérgicas.

Pode cozinhar normalmente? Há restrições em chegar perto do fogão durante a gravidez?

Pode cozinhar normalmente, desde que ela se sinta bem para fazê-lo.

Existe alguma tarefa doméstica que é totalmente vetada para a grávida? Em que momento da gestação?

Apenas aquelas que exigem grandes esforços principalmente no final da gravidez.

A que horas é interessante dar uma parada para descanso? Depois do almoço? Ela pode deitar-se e colocar as pernas para cima?

O ideal é que toda gestante possa ter períodos de repouso, de preferência deitadas de lado (a perna para cima é desnecessário). Na segunda metade da gravidez, por períodos de cerca de uma hora entre o café da manhã e o almoço, e entre o almoço e o jantar.

Qual a melhor roupa e o calçado indicado para fazer os trabalhos domésticos?

A melhor roupa é aquela que não aperta e que não provoca aumento do calor, sensação que a grávida já tem normalmente. O calçado deve ser aquele que ofereça segurança (não escorregue) e que seja confortável - nunca apertado -, pois a gravidez normalmente provoca edemas nos pés.

No emprego

Até quando ela pode ir para o trabalho de ônibus?

Desde que sempre sentada, até ela parar de trabalhar. Por lei, um mês antes do parto.

E dirigir? Pode fazê-lo até o final da gestação?

O risco de dirigir está ligado à presença do volante do carro quando num acidente. Pois o risco de um traumatismo direto no ventre é grande nessa situação. Desde que a grávida dirija sempre devagar e com cuidado, ela pode dirigir até se sentir bem para isso, pois o risco é maior se ela for carona de um imprudente.

Para ir ao trabalho, a gestante deve optar sempre pelas roupas de tamanhos grandes, sem marcar o corpo?

Sim, as roupas deverão sem sempre confortáveis e frescas, de acordo com o nosso clima.

Que tipo de salto de sandália/sapato é melhor para ir trabalhar?

De preferência calçados sem saltos e que sejam confortáveis e seguros.

A meia elástica ainda é indicada? A partir de que mês?

A meia elástica é indicada a gestantes que tenham varizes de membros inferiores ou que comecem a apresentá-las no curso da gravidez. Isso geralmente ocorre após o quinto, sexto mês de gestação.

Quais as atividades, no trabalho, que ela deve evitar (abaixar, pegar peso, subir escadas, ficar sentada o tempo todo, ficar de pé o tempo todo)?

Todas essas mencionadas, desde que seja possível. A gestante que trabalha sentada deve, algumas vezes, levantar e caminhar, pois dessa forma evita a estase venosa. Aquela que trabalha de pé deve algumas vezes sentar-se, pois assim previne as varizes.

No trabalho, quando ela sentir as pernas cansadas, pesadas, o que fazer?

Se possível, deitar-se de lado, pois é a melhor posição para diminuir o edema dos membros inferiores. Essas mulheres às vezes se beneficiam também do uso das meias elásticas para essa finalidade.

As que lidam com computador, devem levantar-se de vez em quando? Como evitar dor de cabeça ou nas costas, pelo longo período em frente ao computador?

Inicialmente, é fundamental ela adotar uma postura correta na frente da tela do computador (algumas empresas fazem esse tipo de treinamento). Além disso, deve interromper o trabalho algumas vezes, caminhar e sentar em poltronas mais confortáveis para descansar.

Levar lanchinos (bicoitos de água e sal, barrinhas de cereais, frutas) para o trabalho é interessante para evitar a azia antes e depois do almoço?

É fundamental. Não só para isso, mas a grávida deve fazer sempre várias pequenas refeições por dia: café da manhã , lanche por volta das 10h, almoço, lanche por volta das 17h, jantar. Dessa forma, ela estará sempre alimentada, não faz hipoglicemias e não come exageradamente nas grandes refeições.

Quantas horas a gestante, em final de gravidez, deve trabalhar?

Isso depende muito do tipo de trabalho, mas, em regra geral, aquele número de horas em que ela se sinta bem.

Globo

16 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de saber algumas coisas sobre Lei Trabalhista quando se trata de mulheres que estão Gestantes.

Pois a minha Esposa está Gestante de Dois Meses. Ela trabalha como Atendente. E a Supervisora dela fica pegando no pé dela quando ela chega atrasada. Mas é que ela sempre passa mal e isso acaba atrasando ela.

Acho que ela está sendo muito dura com ela.

Fora que ela trabalha seis horas por dia. Com alguns intervalos e até nisso ela está tendo problema porque se ela vai ao banheiro a supervisora dela quer discontar esses minutos e se ela discontar esses minutos ela não consegue lanchar.

Anônimo disse...

Bom já fui supervisora e para gestantes há sim um tipo de tratamento diferente...
Como sair para ir ao banheiro assim que necessitar .
Sair mais cedo para ir a medico quando estiver passando mal(e quando chegar atrasada deve ter atesdo porque se não pode ser descontado de seu salário).
Comer tambem nos horarios corretos
3 em 3 horas...
O que sua esposa pode fazer é ir ao medico dela e informar que no serviço não esta tendo tempo para comer e nem liberação para ir ao banheiro qualquer dano na gravidez tendo prova que sua esposa esta sendo tratada desta forma a supervisora dela sera punida podendo ate reponder processo por isso.

Anônimo disse...

olá trabalho em um deposito de bebidas,porem tenho q pegar peso como caixas de cervejas,refrigerantes,etc...conversei com meu patrão,ele disse q não tem outra função pra mim,é essa e pronto..e se eu faltar sem atestado.é justa causa..O q devo fazer??conversar com meu medico,pedir uma licença ????

Anônimo disse...

eu trabalho em uma empresa de calçado.hoje eu estava comendo uma maça e minha gerente falou que eu tinha q guardar pois nao estava no horario de almoço nem de cafe.ja passei mal por causa de queda pressao e desmaio.meu medico disse que eu tenho q comer de 3 em 3 horas.obs minha gravidez é de alto risco.estou de 4 meses.o q eu devo fazer?

Anônimo disse...

oi amiga,em primeiro lugar sua chefe nao pode ti proibir de comer pois vc e gestante e tem que se alimntar de trez em trez horas,e por ser gestante vc tem toda seguranca que nao ira perder o emprego, tente conversar com ela expor o seu problema diga que vc passa mau caso ela nao concorde seja bem clara que nao vai deixar de fazer pois e a sua saude e a do bebe que esta risco,qualquer coisa diga que ira procurar um advogado ou ira no ministerio do trabalho
boa sorte...
e nao ponha em risco vc e seu bebe...a lei ti proteje

Anônimo disse...

ESTOU GRAVIDA DE 3 MESES TRAVABALHO COMO AUX DE SERVIÇOS GERAIS LIMPO 7 BANHEIROS E 6 SALAS 1 LABORATORIO 1 REFEITORIO 1 VESTUARIO E INCLUIDO JANELAS DE VIDROS EM TODAS AS SALAS E TRABALHO 8 HS POR DIA EM PE E ALEM DE TUDO TENHO Q AQUENTAR PIADINHAS DO GERENTE DA EMPRESA O QUE DEVE FAZER.

Anônimo disse...

Olá,estou de 6 meses e no trabalho tenho que fazer serviços de banco todos os dias, e andar bastante debaixo do sol quente, e a dona da empresa me falou que não irá contratar outra pessoa para esse serviço e nem me mudar de função.
Ja passei mal de quase desmaiar na rua,fui ao meu médico e não tive nenhum apoio, o que devo fazer??

Fátima disse...

Seu b6bê é lindoooo!!! Parabéns Fabiana.

Mayara disse...

oi estou gravida de 2meses quase 3 e no meu trabalho me colocaram pra trabalhar 2hs da tarde . Sendo que eu era de 11h da manha e o horario de 2 é muito puchado ' cansativo tenho que sair meio dia e so vou chegar as 10hs da noite . Sou operadora de telermarkting . E eles nao querem mudar meu horario pois alegou que nao bati metas meses passados, mas nao tem como bater metas naquele lugar,é muita pressao ,estressante .estou quase entrando em depressao por causa disso. O que faço por favor? Mayara!.

Anônimo disse...

estou gravida trabalho em pé o dia todo e minha patroa não quer deixar eu sair depois do meu horário

Anônimo disse...

oi sou camareira estou no 7mes de gestacao tenho que limpar15apartamentos ainda ouvir criticas e piadas dos colegas

Anônimo disse...

oi estou gravida de 3 meses e trabalho como promotora de vendas pego peso ando no sou de uma loja para pois setor entro em camaras refrigeradas e isso ta im causado muitas colicas o medico mim deu repouso relativo mas a empresa falou que não podia fazer nada pois não tem outro serviço a não ser esse mesmo e pediu para mim volta no medico e pedi um afastamento o devo fazer estou trabalhando normal so não estou entrando nas camaras...

Anônimo disse...

Quantas horas uma grávida pode ficar sem comer à noite? è possivel dormir 8-10 horas sem se alimentar?

Anônimo disse...

muiito boa as informações mi tirou muiitas duvidas.

Anônimo disse...

Meu chefe é simplesmente maravilhoso comigo! N tenho do que reclamar...n me ddeixa pegar em peso, quando estou cansada me fala p eu ficar em casa,mas eu n abuso de forma alguma da bondade dele. Minha dúvida é a seguinte: algumas vezes estou sentada e me abaixo para pegar algum objeto, será que isso pode prejudicar meu bebe, estou prestes a completar 6 meses.

Obrigda

Anônimo disse...

Estou gravida de l8 semanas meu marido foi tranferido para o
Litoral no serviço eu trabalho em São Paulo também posso subir todos
os dias a Serra da Imigrantes para trabalhar=agradeço muito sua atenção